Translate

sábado, 26 de setembro de 2015

Dia Nacional dos Surdos

Hoje é o dia deles...parabéns pelas lutas e principalmente conquistas! À todos meus alunos e amigos surdos um forte abraço!


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atividade Causa e Efeito

Olá Pessoal,
Trago hoje uma atividade com frases de causa e efeito, faço com alunos adolescentes e alfabetizados. Não necessariamente faço com que eles escrevam, depende do objetivo que tiver para o aluno. 
Uma sugestão também é acompanhar imagens...Vou pegar exemplo da primeira frase:
"Ele não enxerga direito por isso...(precisa usar óculos)" coloque imagem de óculos com outras imagens aleatórias, dependendo do grau de comprometimento coloque 3 ou 4 imagens misturadas para que ele associe que é o óculos e assim consiga chegar ao objetivo e organizar o pensamento. 

Objetivo: Entendimento, Lógica, Organização do pensamento e Linguagem.




























Para download do arquivo clique: Download arquivo Causa e Efeito





abraço!



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Sequência Lógica (Imagens de Animais)

Olá...

Estou disponibilizando hoje um arquivo para fazer sequência lógica de animais.

Objetivo: Ordenar, Sequência Lógica, Atenção, Concentração e Linguagem.




Como eu faço...coloco os cartões e inicio a sequência que desejo, normalmente começo com apenas dois  animais e vou aumentando até quatro, posteriormente com três e aplico repetições, um exemplo está na segunda foto. Você inicia a sequência e aluno completa.


tive um problema com a plataforma que disponibilizo os arquivos...até resolver, se tiver interesse me peçam que passo por email.

Espero que gostem, qualquer dúvida entre em contato!
Abraço!


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Jogo da Senha

Olá...
Hoje disponibilizo o "Jogo da Senha"


Objetivo: Raciocínio Lógico, Linguagem, Associação, Comparação.

Eu imprimo em folha mais grossa e passo um papel contact, fita adesiva para durar mais e utilizar mais vezes. As imagens deve ser recortadas para colocarem em cima.

Tem alunos que eu não deixo exposto a imagem para ele associar de primeira, tento e espero que ele consiga sem este auxílio, deixo respondendo e digo: - agora vou colocar as imagens e vamos ver se tem a imagem que você acha que é.
Porque faço isso? Para que ele use o raciocínio, faça hipóteses, compare.
Caso o aluno tenho um comprometimento moderado, ai sim, deixo as imagens pois posso ter o foco mais na linguagem, percepção, enfim, tudo vai depender de seu objetivo.


tive problemas com link do arquivo...logo logo atualizarei

Espero que gostem e seja produtivo!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Atividade Qual o Erro


Olá pessoal, conforme prometido há um boooommm tempo atrás, eis que chegou o grande dia de iniciar as postagens das atividades...tentarei a cada dia postar uma atividade, jogos, ideias ou confecções de materiais...espero que aproveitem da melhor maneira e que outras ideias possam surgir!

Esta atividade que apresentarei fiz com alunos com deficiência intelectual e alfabetizados,  mas nada impede que você leia para seu aluno ou utilize imagens. 

Objetivos: Interpretação, organização do pensamento, lógica e linguagem.

No caso do aluno alfabetizado queremos que ele compreenda o que leu e tenha a PERCEPÇÃO que algo está errado no que leu e demonstre LÓGICA e organização do pensamento em sua resposta. Converse sobre o que ele leu, desenvolva para além das frases lidas. Se pegarmos a primeira frase como exemplo, podemos dialogar sobre a higiene. Quando é importante lavar as mãos...qual o hábito do aluno...não só metralhe de perguntas o aluno, fale de você. Alguma situação vivida, engraçada....isso desenvolve a linguagem, ele vê o exemplos do diálogo e tem vontade de expôr também. Tenho experiência de um aluno extremamente tímido, com o passar do tempo, ele espontaneamente foi se soltando e relatando, nem preciso mais perguntar nada, tenho até que cuidar para ele não me enrolar e passar o atendimento todo falando pelos cotovelos kkkkkkkkkkkk

O arquivo está no word, você pode modifica-lo como quiser, podendo até dar mais espaços para o aluno escrever. Meu foco aqui no Atendimento não é escrita e sim funções mentais superiores, não perco tempo para que ele escreva ou reescreva a frase, mas cada um tem um foco e uma necessidade. 


Download arquivo Qual o erro



Abraço!