Ano passado participei de um Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade e tive a oportunidade de ouvir uma palestrante chamada Morgana de Fátima Agostini Martins, ela palestrou sobre Autismo e Educação...nossa, poderia ficar dias ouvindo sobre, foi muito enriquecedor...Vou escrever o que ela nos trouxe sobre a definição de autismo que é um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Caracteriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Manifesta-se antes dos três anos e persiste durante toda a vida. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil de problemas autísticos, mas que não incluem todas as características. Basicamente, três fatores indicam a presença do autismo infantil: dificuldades de relacionamento social, dificuldades de comunicação, comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades. Outro fator de importância para sua detecção é o início precoce.
Mais detalhado encontrei no livro de Marchesi o seguinte:
O Autismo podem manifestar uma ampla gama de sintomas comportamentais, na qual se incluem hiperatividade, âmbitos atencionais muito breves, impulsividade, agressividade, condutas autolesivas e, particularmente nas crianças, acesso de raiva. Pode haver respostas estranhas a estímulos sensoriais. Por exemplo, patamares elevados à dor, hipersensibilidade aos sons ou ao serem tocadas, reações exageradas a luzes e odores, fascinação por certos estímulos (APA, 1994, p. 67-68)...também alterações na conduta alimentar e no sono, mudanças inexplicáveis de estados de ânimo, falta de resposta a perigos reais e, no extremo oposto, intenso temor motivado por estímulos que não são perigosos Esses traços são frequentes, mas não são critérios necessários para diagnosticar o autismo. (Ángel Rivière in Desenvolvimento psicológico e educação. v 3. org César Coll, Álvaro Marchesi e Jesús Palacios. Porto Alegre: Artmed, 2004)
Bem, ao receber uma criança com autismo, seja na sala de classe comum ou em AEE é necessário trabalho com equipe multidisciplinar com parceria com a família para ter um rendimento maior do trabalho a ser realizado com esta criança.
Tenho no youtube um vídeo que fiz há um tempo atrás. Uma amiga me pediu se eu poderia elaborar para ela apresentar aos alunos da escola onde havia uma menina com autismo. Por isto está de uma forma e linguagem simples. Espero que vocês também gostem.
http://www.youtube.com/watch?v=ZGwWBBBWvVg
Abraço.