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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Autismo...

Austimo nos traz tantas dúvidas...é um desafio...compreender as necessidades desta criança, perceber o que pode ser feito para ajudá-la para desenvolver habilidades nas áreas preocupantes.
Ano passado participei de um Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade e tive a oportunidade de ouvir uma palestrante chamada Morgana de Fátima Agostini Martins, ela palestrou sobre Autismo e Educação...nossa, poderia ficar dias ouvindo sobre, foi muito enriquecedor...Vou escrever o que ela nos trouxe sobre a definição de autismo que é um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Caracteriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Manifesta-se antes dos três anos e persiste durante toda a vida. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil de problemas autísticos, mas que não incluem todas as características. Basicamente, três fatores indicam a presença do autismo infantil: dificuldades de relacionamento social, dificuldades de comunicação, comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades. Outro fator de importância para sua detecção é o início precoce.
Mais detalhado encontrei no livro de Marchesi o seguinte:
O Autismo podem manifestar uma ampla gama de sintomas comportamentais, na qual se incluem hiperatividade, âmbitos atencionais muito breves, impulsividade, agressividade, condutas autolesivas e, particularmente nas crianças, acesso de raiva. Pode haver respostas estranhas a estímulos sensoriais. Por exemplo, patamares elevados à dor, hipersensibilidade aos sons ou ao serem tocadas, reações exageradas a luzes e odores, fascinação por certos estímulos (APA, 1994, p. 67-68)...também alterações na conduta alimentar e no sono, mudanças inexplicáveis de estados de ânimo, falta de resposta a perigos reais e, no extremo oposto, intenso temor motivado por estímulos que não são perigosos Esses traços são frequentes, mas não são critérios necessários para diagnosticar o autismo. (Ángel Rivière in Desenvolvimento psicológico e educação. v 3. org César Coll, Álvaro Marchesi e Jesús Palacios. Porto Alegre: Artmed, 2004)
Bem, ao receber uma criança com autismo, seja na sala de classe comum ou em AEE é necessário trabalho com equipe multidisciplinar com parceria com a família para ter um rendimento maior do trabalho a ser realizado com esta criança.
Tenho no youtube um vídeo que fiz há um tempo atrás. Uma amiga me pediu se eu poderia elaborar para ela apresentar aos alunos da escola onde havia uma menina com autismo. Por isto está de uma forma e linguagem simples. Espero que vocês também gostem.



http://www.youtube.com/watch?v=ZGwWBBBWvVg


Abraço.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sala de Recursos Multifuncionais

Vou explicar um pouco de meu trabalho na qual é em Sala de Recursos Multifuncionais. Estas salas são um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
- equipamentos (Televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores, impressoras);
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).
Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.br e/ou publicação de 
Alves, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, 2006. Nesta publicação traz a definição de AEE, alunos atendidos, perfil do professor e demais informações pertinentes.
Esta é minha sala...


abraço à todos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Estréia

Bem, meu primeiro post...então vamos lá!
Por que criei este Blog?
[...]
Porque estou de férias e não tenho nada o que inventar?
rsss...essa foi a primeira resposta que veio em minha cabeça...
[...]
Bem, não deixa de ser uma verdade, mas claro que não foi só por isso, queria um espaço para compartilhar experiências, resultados, dúvidas, trazer informações sobre DEFICIÊNCIAS, INCLUSÃO, enfim...um espaço para que vocês possam participar...porque ninguém faz um blog para que as pessoas não leiam, quero que ele seja interessante e para isto, gostaria que vocês deixassem seus comentários para que eu possa melhorá-lo e torná-lo cada vez mais atrativo.
É isso, espero que gostem!