Translate

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atividades Sequência Lógica

Olá tudo bem?
Ando ausente aqui, tem gente até brigando comigo por não postar mais...rsss...
Vou dar um exemplo de atividade que fiz com alguns alunos para trabalhar a sequência lógica e organização do pensamento e linguagem, secundariamente pode trabalhar cor, forma, comparação do mais pesado, mais leve...enfim...Você pega um jogo qualquer, vou dar um exemplo do "Jogo Equilibrio Árvore"
Nele você precisa
1. jogar o dado;
2 ver a cor que caiu;
3 pegar a peça correspondente a cor que caiu no dado;
4 colocar na árvore.
Fácil não é? Pois bem, muitos alunos mesmo jogando 2, 3, 5 vezes não conseguem explicar como jogamos.
Aí fiz o seguinte:
Joguei com a criança e cada passo que ela ia seguindo tirei foto; No atendimento seguinte vim com a fotos impressas; Recortamos bonitinhas e pedi que colocasse em ordem.
Fiz as seguintes perguntas?
"Para começar o jogo o que temos que fazer?
- Jogar o dado"
A criança se reconhece na foto com o dado na mão. Colamos na folha e escrevemos o que é que deve fazer.
1 - Jogar o dado;

"E depois o que fazemos?" Ela se reconhece novamente olhando para o dado. Colamos na folha e escrevemos o que é que deve fazer.
2 - Olhar para o dado e ver a cor que precisamos pegar a peça.

"E agora?
- Pegar a peça" onde está essa foto pegando a peça?
....e assim até o fim, perguntando também quem ganha o jogo, quem perde...

É importante fazer bem completo e já amarrando com o próximo passo, por exemplo no passo 2, eu poderia falar e escrever, "olhar para o dado para ver a cor", porém reforçar que é "para pegar a peça" é bem importante.

Alguns alunos você precisa fazer a atividade e jogar para perceberem o que estão fazendo e relacionar.

Aqui eu dei um exemplo de jogo, mas você pode fazer com qualquer um esse processo, o importante é ele relacionar sua ação e explicar os passos e assim sequenciar e organizar seu pensamento.

Aqui estão as fotinhos.



Jogo Equilibrio Arvore
inicio do jogo

 1- jogar o dado

 2- ver a cor que caiu no dado

 3- pegar a peça da mesma cor que caiu no dado

 5- colocar a peça na árvore 

 
6- passar o dado para o outro jogador

 7- perde quem derrubar a árvore

 
8 - ganha quem conseguir equilibrar as peças na árvore


Espero que tenham gostado! abraço!!!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu esforço em compartilhar suas atividades. Vamos aprimorar esse aspecto no nosso blog. Obrigada.
    ProfªDanielli
    SRM-Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
    Campo Grande, MS

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que gosto em seu blog? Vc desvenda os mistérios dos jogos . Muitas vezes os recebemos e não sabemos lidar com eles.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Giiiii hehehe

    Passando hj aqui para dividir uma grande alegria com vc. Ganahmos em primeiro lugar o Prêmio Internacional Educared na categoria educação especial. Se tiver um tempinho passa lá no blog para festejar conosco.
    O endereço é: http://eeblmlibras.blogspot.com/2011/09/ganhamos-o-premio-internacional.html

    beijuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizá-la por seu blog e dizer que gostei muito de tudo que nele encontrei.Sou professora de SRM e muitas vezes não encontro atividades, textos ,,que contribuam de forma direta para meu trabalho, e no seu encontrei.
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Maria Emilia

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu sou Damião Marcos do site Inclusão Diferente – www.inclusaodiferente.net trabalhamos em prol da inclusão social das pessoas com deficiência .
    Atuamos também repaginando blogs e deixando- os com uma apresentação mais profissional fizemos atualmente o blog da abradef : http://abradef-abradef.blogspot.com/ e temos o nosso blog como exemplo também, estamos criando outros blogs ,se houver interesse nesse serviço ou em parcerias entre em contato: cd_solo@yahoo.com.br , fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

obrigada por visitar meu blog! volte sempre!