Translate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Autismo...

Austimo nos traz tantas dúvidas...é um desafio...compreender as necessidades desta criança, perceber o que pode ser feito para ajudá-la para desenvolver habilidades nas áreas preocupantes.
Ano passado participei de um Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade e tive a oportunidade de ouvir uma palestrante chamada Morgana de Fátima Agostini Martins, ela palestrou sobre Autismo e Educação...nossa, poderia ficar dias ouvindo sobre, foi muito enriquecedor...Vou escrever o que ela nos trouxe sobre a definição de autismo que é um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Caracteriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Manifesta-se antes dos três anos e persiste durante toda a vida. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil de problemas autísticos, mas que não incluem todas as características. Basicamente, três fatores indicam a presença do autismo infantil: dificuldades de relacionamento social, dificuldades de comunicação, comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades. Outro fator de importância para sua detecção é o início precoce.
Mais detalhado encontrei no livro de Marchesi o seguinte:
O Autismo podem manifestar uma ampla gama de sintomas comportamentais, na qual se incluem hiperatividade, âmbitos atencionais muito breves, impulsividade, agressividade, condutas autolesivas e, particularmente nas crianças, acesso de raiva. Pode haver respostas estranhas a estímulos sensoriais. Por exemplo, patamares elevados à dor, hipersensibilidade aos sons ou ao serem tocadas, reações exageradas a luzes e odores, fascinação por certos estímulos (APA, 1994, p. 67-68)...também alterações na conduta alimentar e no sono, mudanças inexplicáveis de estados de ânimo, falta de resposta a perigos reais e, no extremo oposto, intenso temor motivado por estímulos que não são perigosos Esses traços são frequentes, mas não são critérios necessários para diagnosticar o autismo. (Ángel Rivière in Desenvolvimento psicológico e educação. v 3. org César Coll, Álvaro Marchesi e Jesús Palacios. Porto Alegre: Artmed, 2004)
Bem, ao receber uma criança com autismo, seja na sala de classe comum ou em AEE é necessário trabalho com equipe multidisciplinar com parceria com a família para ter um rendimento maior do trabalho a ser realizado com esta criança.
Tenho no youtube um vídeo que fiz há um tempo atrás. Uma amiga me pediu se eu poderia elaborar para ela apresentar aos alunos da escola onde havia uma menina com autismo. Por isto está de uma forma e linguagem simples. Espero que vocês também gostem.



http://www.youtube.com/watch?v=ZGwWBBBWvVg


Abraço.

6 comentários:

  1. Muito legal seu blog, parabens...

    Wanderley M de Assis
    www.pessoacomdeficiencia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi!

    Adorei seu Blog! Estarei sempre vizitando, pois acredito que temos muitas experiências para socializarmos. Eu também sou profissional do AEE e Amo meu trabalho, sou professora por excelência e faço de tudo para viabilizar a Inclusão em meu município.

    Sou de Parintins - AM e faço AEE na SRM. Também tenho um aluno autista e AMO trabalhar com ele.

    Abrçs e muito krinho meu!

    Ivone

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Blog ....

    Simplesmente maravilhoso !!!

    Tbm trabalho na area da Educação,e convivo com as diferenças todos os dias ... tenho crianças "Magicas" (Crianças c/ Inclusão) q e a coisa que mais amo fazer ... não consiguo me ver como Pedagoga mais não fico sem eles nem um momento ... Mas fazia Educaão Fisica e qro terminar pra poder me especializar em trabalhos Reecreativos para Inclusão pois acho extremamente fundamental eles participar de aulas com movimentos como tem na Educação Fisica.

    Bjão e obrigada por me visitar =]

    ResponderExcluir
  4. Olá Professora Gi adorei seu blog!!!Amei de paixão e contribuiu na minha formação,alías está contribuindo sempre!rs....Atualmente estou implantando uma sala multifuncional, sou formada em orientação em educação especial mas precisamos buscar sempre conhecer mais sobre as necessidade. Sou do Estado de roraima e moro na capital.
    meu nome é Enedina
    um abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amei o vídeo, parabéns!!!
    muito bom!
    bj, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  6. Olá gil, fiquei apaixonada por sua sala é linda,parabens.
    Estou começando meu trabalho agora na sala de recurso, e estamos reformulando a proposta pedagógica para inclusão e estamos com dificuldade gostaria se podesse nos enviasse alguns modelos ou passo para essa elaboração, aguardo.

    ResponderExcluir

obrigada por visitar meu blog! volte sempre!