Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sala de Recursos Multifuncionais

Vou explicar um pouco de meu trabalho na qual é em Sala de Recursos Multifuncionais. Estas salas são um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
- equipamentos (Televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores, impressoras);
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).
Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.br e/ou publicação de 
Alves, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, 2006. Nesta publicação traz a definição de AEE, alunos atendidos, perfil do professor e demais informações pertinentes.
Esta é minha sala...


abraço à todos!

147 comentários:

  1. Denise ótimo seu comentário,sobre essa dificuldade que muito tem em se deparar com esse problema que afeta tanto os sentimento de muito, mas a maioria oculta.

    ResponderExcluir
  2. que bom encontrar vc que faz um trabalho tão lindo/significativo que acredita na capacidade das crianças/pessoas com necessidades educacionais especiais.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gi adorei seu trabalho
    Sou Prof. Ed Infantil e brinquedista
    Gostaria muito que vc desse um pulinho lá no blog e comentasse a eficiência dos meus brinquedos.
    Obrigado Beijosssss
    http://lojadepano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Professora, seu trabalho é maravilhoso, estamos começando com a SRM agora e vamos nos espelhar em vc.Somos da EM.Gov. Heriberto Hulse Joinville SC

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu trabalho, estou iniciando o trabalho na sala de recursos, e gostaria muito de receber sugestões de atividades
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Tenho sugestões de atividades sim, porém é necessário ver a clientela atendida nas salas de recursos, as especificidades de cada aluno, o que é necessário e funcional para que ele desenvolva suas potencialidades. Quem está começando o primeiro passo é fazer um levantamento de sua história até o momento, como foi até aqui, sua vida escolar, sua relação familiar, sua inclusão e promover parcerias família, professores regentes e os demais do contexto escolar. abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gi,parabéns pelo seu trabalho!
    Sou Adriana da cidade de Bacabal-MA,e procurando por Sala de Recursos na Net encontrei o seu blog e adorei!
    Esta semana iniciarei em uma Sala de Recursos multifuncional de uma escola do Estado e gostaria muito que me desse algumas dicas,através de sua experiência como poderia iniciar este trabalho com crianças e adolescentes (D.I e D.A), principalmente métodos e atividades adequadas para serem trabalhadas na Sala de Recursos, pois até agora não tivemos nenhum treinamento específico. Parabéns mais uma vez e espero respostas. Meu email é adianalima@ig.com.br.
    De já agradeço
    Abraços...
    Adriana Lima

    ResponderExcluir
  10. Denise qual o critério para o aluno com DI ingressar na sala de recurso multifuncional? Tem que ter um laudo, um diagnóstico emitido por psicólogo?

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE MANTER CONTATO E SALVAR A IMAGEM DAS MESA COM AS CADEIRAS PARA ADQUIRIRMOS PARA NOSSA SALA DE RECURSOS

    ResponderExcluir
  12. Juciara...deixe seu email para podermos trocar informações...quanto aos moveis...o MEC ao entregar a sala vem estes móveis, computadores, impressoras e outros materiais...é padrão, esta sala é do tipo II...abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gi Andrade, estou iniciando na sala multifuncional e tenho alunos com DI, DA, Transtornos Global do Desenvolvimento e DV, gostarias de receber atividades e projetos que podem ser trabalhados com essa clientela. Desde já agradeço!! Meu endereço é aledems@hotmail.com
    Por favor me ajude!!!
    Obrigada
    Alexandra

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo espaço criativo e informativo que você nos propicia.Já temos uma sala de recursos multifuncionais e estamos implantando mais 7. É uma bênção.

    ResponderExcluir
  15. Sou Prof° de Ed. Física e estudante de AEE e gostaria de saber como possso ajudar um alunos deficientes já que tenho vastos conhecimentos do nosso aparelho locomotor,gostaria de trabalhar nesta área.Grato

    ResponderExcluir
  16. Parabens!Esse é um dom maravilhoso.Tambem trabalho nessa area.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de trocar ideias sobre as aulas.aninhaincllusao@hotmail.com sou de Ilhota SC.

    ResponderExcluir
  18. Oi GI, sou prof.da Rede Municipal de Ensino de Rancharia e estou acompanhando a implantação das Salas de Recurso Multifuncional em nosso município, gostaria muito de trocar informações com você.
    Parabêns por criar esse espaço maravilhoso.
    Abraço, Gislene
    (email/ gisleneee@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde GI,estava pesquisando sobre o AEE e encontrei seu site,é maravilhoso.Gotaria de receber sugestões de trabalhos,jogos ou qualquer outra fonte que possa me ajudar.Trabalho também em uma sala de AEE e atendo crianças com d.multiplas,d.v,d.i,com e sem laudo.espero anciosa seu contato e desde já,agradeço muito sua ajuda.
    meu email é:rosipassos1@hotmail.com
    atenciosamente
    Rosi

    ResponderExcluir
  20. Estou começando em uma Sala Miltifuncional, mas não tenho muito conhecimento. Por isso gostaria que me enviasse algumas sugestões. Principalmente como trabalhar com os alunos, logo depois de fazer as sondagens.
    São alunos indisciplinado, não gosta de fazer tarefas, dentre outras coisas. Se puder me ajudar envie-me sugestões pelo meu imail. leila_301@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Gi!Faço curso normal e tenho a disciplina EDUCAÇÃO ESPECIAL e atualmente estou estudando sobre a sala de recursos multifuncionais.Gostaria de saber se o atendimento é Individualizado?
    E como é feita a avaliação do trabalho?E do aluno?
    Obrigada se puder me esclarecer.......

    ResponderExcluir
  22. Não esqueçam de colocar nome e endereço de vcs para que eu possa responder as dúvidas...ainda mais quando não vincula nome (anônimo)...respondendo a pergunta ai de cima, os alunos podem ser atendidos individualmente ou grupos de até 4. Avaliação é contínua, temos reuniões e formações toda semana no Centro de Educação Alternativa que é quem coordena. Quanto aos alunos são realizados registros dos atendimentos e semestralmente fazemos a devolutiva aos pais. abraço!

    ResponderExcluir
  23. Estamos recebendo os equipamentos para compor a sala multifuncional. Mas existem muitas dúvidas em relação ao tamanho destas salas. Gostaria que falasse sobre este espaço. Beijos e parabéns pelo trabalho desenvolvido. Eliana da Cidade de Itanhém Bahia

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de copiar as 2 fotos destas salas para que eu possa expor para os colegas diretores de nosso municipio.

    ResponderExcluir
  25. Lucas, não consigo ver seu email, então deixe ele aqui ou escreva para gioandrade@gmail.com para que eu possa lhe enviar as fotos...quanto o tamanho da sala; aqui no meu municipio as escolas dispõem os espaços conforme é possível, como há vários equipamentos, o ideal que seja uma sala relativamente ampla. abraço!

    ResponderExcluir
  26. oi estou encantada com o seu comentários, pois estou fazendo um curso sobre AEE e estou sentindo dificuldades por nunca ter trabalhado com crianças especiais, porem gostaria de pedir a sua ajuda pois percebi que você entende muito será que poderia me ajuda?

    ResponderExcluir
  27. Olá, que prazer ver seu trabalho. Atuo na Secretaria de Educação e nosso município está recebendo as salas de AEE, estamos estudando os manuais, porém temos muitas dúvidas, principalmente sobre o público a ser atendido e como fica no caso da implantação destas salas, o trabalho das APAEs. Podes entrar em contato comigo?
    E-mail: deamatos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia!!
    Gi gostei da sua empougação e do seu entusiasmo no que se refere a SRM,estou iniciando este atendimento no próximo ano (2011)gostaria de trocar algumas idèias como atividades pedagógicas para alunos com deficência auditiva,e deficiência intelectual.Se possivel envie as fotos da sua SRM e algumas atividades para o meu E-mail:iracemaalbertins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. oI GI,
    SOU PROFESSORA DO MUNICIPIO DE PEDREIRA, JÁ TRABALHEI COM INCLUSÃO EM SALA DE AULA, MAS ESSE ANO 2011 PRETENDO APRESENTAR PROPOSTA PARA TRABALHAR EM SALA DE RECURSO, JÁ QUE IRÃO ABRIR MAIS 4 SALAS NA CIDADE, FICANDO CONDO NUM TOTAL DE 6. GOSTARIA DE SUGESTÕES DE PROPOSTAS PAR EU TER IDÉIA DE COM FAZER A MINHA.ADOREI O SEU TRABALHO, ESPERO APRENDER MUITO COM VOCÊ.
    BEIJOS RACHEL.
    rachelgsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá professora Gi
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Este ano assumirei a sala de recursos da minha escola e estou com inumeras duvidas pq nunca trabalhei assim.
    Sobre a anaminese gostaria que me desse dicas de como fazê-la e como iniciar com os alunos que foram indicados pera o atendimento.
    Aguardo anciosa pelo seu retorno.
    vivi_nek@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Gi, gostei muito desse seu depoimento, sobre a sala de recursos multifuncional, educadores como vc o País deve aplaudir de pé. Sou educadora e estou no momento como coordenadora de programas e Projetos Educacionais, estamos desde o ano passado tentando implantar essas salas nas escolas Municipais, pois já começaram a receber os recursos do MEC, alguns recursos chegaram a dois anos atrás, mais não sabemos onde foram parar, os novos que chegaram foi no final do ano letivo. Precisamos muito de sua ajuda, para que esse ano possamos já atender essa clientela.vc pode enviar para o meu e-mail mais orientação e fotos. ana_inhamonteiro@hotmail.com
    estaremos juntos lutando por uma educação igualitária.Quero que essas salas funcionem na própria escola, pois se não ocorrer não será inclusão e sim exclusão. vc concorda
    Abraços e meus PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Gi,
    navegando a procura de sala de recurso me deparei com seu blog, amei. Fui designada a montar um projeto para formação de uma sala de recurso em uma instituição particular. Gostaria muito de sua ajuda. A escola onde trabalho recebe alunos de inclusão mas ainda não está preparada, sabe como é..... aqui no Goias as coisas são um pouco lenta. Gostaria de fornecer algo que realmente fosse de agrado da direção, mas preciso de um informativo completo, eles não tema minima ideia do que é necessário. Me ajude por favor!!
    Abraço Mônica
    email: molaica@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. oola gi, li e gostei do que vi, inclusive uma ação mt bonita a sua. Entao, estou recebendo e quero implantar minha sala de recursos, porem tenho duvida no curriculo e as atividades a serem desenvolvidas. Me dê sugestoões

    ResponderExcluir
  34. Escola Municipal deixe seu email. ok. tentei clicando mas não mostrou p mim.

    ResponderExcluir
  35. oi gi,sou genoveva e vou atuar na sala multifuncionais,estou apreensiva.se puder me ajudar meu email é:vevafbcariutaba@hotmail.com.
    abraços e valeu.

    ResponderExcluir
  36. Oi Gi, sou Poliana e vou atuar na sala de apoio pela primeira vez. Tenho alunos com varios disturbios (DI, HIPERATIVIDADE, D. DE ATENÇÃO, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM) e gostaria muito de sugestões de atividades e jogos para que eu possa confeccioná-los. Meu e-mail é pollyaraujo8@hotmail.com, espero que possa me judar.
    Desde já meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Oi Gi, sou Iuza e vou atuar este ano na sala de recursos, apesar de já ter trabalhado com Educação Especial tenho muitas dúvidas, vou trabalhar com alunos com deficuldades de aprendizagem e DM. gostaria muito que me mandasse alguma sugestões de atividades para sondagem. Meu e-mail é iuza.paty@gmail.com. Aguardo anciosa e desde já meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Oi Gi...Sou Cristina e vou atuar este ano na sala de recursos pela primeira vez.Se pudesse gostaria muito de sugestões de atividades e jogos para confeccioná-los nas férias.Meu email é c.rsant@hotmail.com.
    Desde de já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Olá Gi, como foi bom entra em contato com você, estou muito anciosa, pois também vou atuar em uma sala de recurso multifuncional pela primeira vez e não sei por onde começar,gostaria de receber atividades de sondagem, modelos de fichas e sugestões de atividades e jogos para confeccioná-los. Aguardo anciosa por resposta. Desde já meu muito obrigada. Meu email é ana.paula.apolinario@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oi Gi, menina como é bom seu blog! Estou iniciando minha SRM no municipio de Americana, porém nossos materiais ainda não chegaram, somente temos os computadores e alguns livros, e segundo o MEC esses materiais só estarão disponíveis em abril! Gostaria de saber se você poderia me ajudar com algumas dicas para que a sala não fique parada até a chegada desse material! Confesso que estou meio perdida! Se puder me add no msn mi_barbosa@yahoo.com.br

    P.S: Sua sala é linda!!

    ResponderExcluir
  41. ola Gi,que livros devo ler sobre o assunto

    ResponderExcluir
  42. OI ADOREI SEU SITE, PARABÉNS, GOSTARIA DE RECEBER MAIS MATERIAIS DE COMO ATABALHAR EM SRM, ATIVIDADE, SE FOR ATENDIDA AGRADEÇO DE CORAÇÃO, FIC COM DEUS!

    ResponderExcluir
  43. Olá GI

    Adorei a sua sala de recursos, estou começando e tenho certeza que o seu blog vai me ajudar muito.
    PARABENS!

    ResponderExcluir
  44. oi gi, adorei seus comentários sobre a sala de recurso.Certamente me ajudará muito os seus esclarecimentos no blog. Pois, vou começar trabalhar com sala de recursos na proxima semana. Estou anciosa...
    gostaria de receber dicas!!! Aguarde... em breve terei muitas dúvidas. certamente!
    abraços,
    Giselle

    ResponderExcluir
  45. OI GI!,ESTOU PREOCUPADA PQ É A PRIMEIRA VEZ QUE VOU TRABALHAR COM SRM. POR FAVOR ME AJUDE ME DE ALGUMAS DICAS!QUANTOS ALUNOS DEVO ATENDER?QUANTAS VEZES NA SEMANA?POSSO TRABALHAR INDIVIDUALMENTE?TAMBEM TENHO QUE ATENDER CADEIRANTE?

    ResponderExcluir
  46. Oi querida, adorei seu espaco de trocas, q ideia maravilhosa, com certeza estarei por aqui seguidamente. Iniciarei o trabalho em uma SM neste ano e gostareia de receber materiais sugestivos para trabalhar com PC, sindrome de down, sindrome de west, DA...Ainda nem sei por onde comecar...podes me mandar as fotos de sua sala, achei muito linda quero copiar ideias...Abs. fatimasilvane@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. OI MEU NOME E ALDA ADOREI SEU BLOG E GOSTARIA MUITO QUE VOCÊ ME ENVIASSE INFORMAÇÕES DA AREA DE ALTAS HABILIDADES E PERMITISSE QUE EU COPIE ALGUMAS IMAGENS E COMENTARIOS PARA USAR COMO FONTE ESTUDO. aldascostta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Oi meu nome é Flávia e sou coordenadora na escola clinica Arco-Íris.Amo minha profissão,meus alunos,e todas as descobertas que fazemos juntos ao longo dos dias.Gostaria de receber sugestões de como trabalhar com as várias sindromes:west,dow,pc e várias outras...Obrigada!!!Gostaria tbm de copiar algumas imagens e comentários do seu blog...Abraçossssssssssss

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Angelica, Parabéns pelo seu trabalho, estou iniciando o trabalho na sala de recursos, e gostaria muito de receber sugestões de atividades meu e mail é aslessafo@yahoo.com.br
    Um abraço

    ResponderExcluir
  50. OLá GI este ano deixei a supervisão para iniciar um trabalho na sala de recursos. Vou precisar muito da sua ajuda e de quem possa me ajudar para aprender bastante e fazer um bom trabalho. Meu Email é velussena@yahoo.com.br. Trabalho na escola Municpal Arnaldo Bezerra na cidade de parelhas Rio Grande do Norte
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  51. Gi farei uma reunião com os professores apresentando o trabalho da sala de recursos vou usar este seu material pois achei bem claro. Sem problemas?
    Vera Lucia ( velussena@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  52. Gi como ter acesso ao livro de Denise? Ele está exposto a venda nas livrarias? Vera Sena

    ResponderExcluir
  53. Gi também quero lhe dar os parabéns por seu trabalho, e aprovaitar para lhe pedir um auxílio nas atividades dentro da sala de recursos, e como eu faço pra adquirir mais materiais. Sou professora de uma escola municipal e estamos arrumando a sala de recursos. Até se puder me dar algumas sugestões de como organizar a sala também agradeço. Desde já muito obrigada.
    kelencalgaroto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  54. Olá Gi Andrade, sou coordenadora de uma escola estadual no Piauí. Estamos iniciando na sala multifuncional e temos alunos com DI, DA, Transtornos Global do Desenvolvimento e DV, gostaria de receber atividades e projetos que podem ser trabalhados com essa clientela. Desde já agradeço!! Meu endereço é marialcioneb@hotmail.com
    Gostaria que vc me enviasse seu email p nos comunicarmos.
    Por favor me ajude!!!
    Obrigada
    Alexandra

    ResponderExcluir
  55. OI GI AMEI O SEU TRABALHO JÁ APREDI VARIAS COISAS MAS ESTE ANO VOU TRABALHAR NA SALA DE RECURSOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE SAO FRANCISCO DO GUAPORE EM RO QUERO SABER QUANTAS HORAS DEVO ATENDER CADA ALUNO E QUANTAS VEZES POR SEMANA. NESTA SALA TEM DM, SURDOS, CEGOS, CADEIRANTES, E OUTOR QUE AINDA ESTOU CONECENDO PRECISO DE SUGESTOES DE ATIVIDADES E COMO DEVO MONTAR A SALA MEU MSN É euraidecerqueira@hotmal.com DESDE JÁ AGRADEÇO FIQUE COM DEUS...

    ResponderExcluir
  56. Olá Gi. também estou nessa. Iniciando o trabalho sem saber muito como proceder neste comecinho. Sou especialista em educação especial na área de surdez, mas já trabalhei com cegos e deficientes intelectuais. Gostaria de receber orientações e dicas sobre como você começou. anamnese.. quantas horas de atendimento(n achei em nenhum documento)..., etc
    abraços!!
    sandrat_rocha@yahoo.com.br Miracema- RJ

    ResponderExcluir
  57. OLÁ GI!!
    Sou Elaine, trabalho com alunos D.A, d.V e D.I. da segunda fase do ensino fundamental.
    Gostaria que me enviase dicas de atividades.Um abraço.
    E-MAIL:prfelainelima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Olá Gi
    Atuo como Orientadora Pedagógica na Escola Municipal em Porto Rico, Estado do Paraná, e no ano de 2010 recebemos os recursos do MEC para implantação da sala de recursos\multifuncional. A mesma está montada, semelhante às suas fotos e agregamos alguns outros materiais adquiridos eplo município e outros elaborados pela professora que está desenvolvendo o trabalho. Porém nos falta direcionamento em relação aos alunos atendidos e mais informações, trocas qu possam acrescentar em nosso trabalho os resultados que esperamos atingir. Se possível, gostaria de receber sugestões e poder trocar entre vcs professores idéias.Ficarei no aguardo de retorno seu.
    Pelo jeito vc tem boa experiencia já no processo deste trabalho...
    Abraços
    Tida ( Maria Aparecida)

    ResponderExcluir
  59. Oi, sou Andria, trabalho com D.V desde 2002, em escola estadual no município de São Francisco de Assis-RS, achei a sala bem equipada, gostaria de saber se os mobiliários são do MEC ou da escola e como entrar em contato para receber o que esta faltando...
    email andriahaigert@yahoo.com.br
    Abraço e bom trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para o e-mail do MEC.Existem dois tipos de sala 1 e 2,os equipamentos são diferentes.Quando o material chega na escola vem uma lista com todo material que vc recebe onde vc terá oportunidade de saber.

      Excluir
  60. Georgia Santiago de Souza31 de março de 2011 às 17:41

    Estarei em breve assumindo uma sala multifuncional e gostaria se possível de receber sugestões de atividades para ser desevolvidas. Estou fazendo um curso de pós graduação, mas n tenho muita experiência.

    Obrigada! Georgia

    ResponderExcluir
  61. Georgia Santiago de Souza31 de março de 2011 às 17:43

    meu e-mail é geusantiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. ZITA MARINA DÓRIA DO PRADO6 de abril de 2011 às 10:51

    Oi!
    Sou professora de uma SM , adorei este espaço quero muito saber mais sobre este trabalho, em relação ao horário de atendimento, sujestões de atividades, organização da sala, etc. Por favor entre em contato comigo.
    email é zitadoria@bol.com.br

    Um abraço1 Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode encontrar essas informações no próprio blog, dê uma bisbilhotada por ele! abraço!

      Excluir
  63. Olá!
    Sou professora de uma Sala de Recursos, gostaria de receber sugestões. Abraços.
    email.iracemasantana92@yahoo.com

    ResponderExcluir
  64. Estarei em breve assumindo uma sala multifuncional e gostaria se possível de receber sugestões de atividades para serem desevolvidas e de materiais para serem confeccionados.
    Meu e-maisl: desouzamelom@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  65. olá meu nome é Jaqueline moro em São José dos Pinhais-PR e estou iniciando na educação especial e com sala de recurso multifuncional.
    Gostaria de dicas, conselhos, projetos tudo o que vc puder me ajudar.
    Obrigada
    Bjsss

    ResponderExcluir
  66. Sou professora de uma escola e achei muito interessante o seu trabalho assim como seu interesse em relação a inclusão, na escola na qual trabalho trabalhamos a inclusão, porém estamos sentindo uma dificuldade em relação a avaliação e progressão do alunos com N.E.E., já que para a progressão é necessário conhecimento específicos para cada série. estamos angustiadas em relação a esta dificuldade, se vc tiver algum material ou experiência em relação a esta realidade nos ajude.
    email: tava_ares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá, sou pedagoga especial e estou assumindo a primeira sala de recursos em um município aqui no sul, tenho muitas dúvidas quanto ao início do trabalho, escolha da clientela, sugestões de atividades, avaliação, enfim, vários assuntos pendentes. Gostaria de manter contato contigo por email para esclareciemntos e trocas, obrigada! andrea_tr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  68. Sou professora de uma sala de recursos, gostaria de receber sugestóes de como trabalhar com esses alunos, estou iniciando este ano na sala.
    marta_amlia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  69. Olá irei iniciar um trabalho com sala de recursos e gostaria de receber sugestões de trabalho.
    nysilveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Oi,sou Lucineide
    Gostaria que colocasse em seu blog as sugestões solicitadas pelas colegas ,assim todas teríamos acesso. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  71. Oi,tudo bom...adorei engontrar uma colega.Gostaria muito de trocar ideias contigo.Trabalho na SRM e ainda não recebi todo o material...estou aguardando.Aqui vai o meu email para trocarmos algumas ideias.Abraços. rejanefmg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de fazer um curso de AEE , tenho 2 alunos especiais, vc tem alguma informação p/ me passar

    ResponderExcluir
  73. Glorete, curso de AEE é atendimento educacional especializado e pelo que entendi você é professora regente em sala, então aconselharia você a procurar curso sobre inclusão, AEE é especifico para uma sala de recursos, atendimentos individuais ou em pequenos grupos, sendo uma abordagem um pouco diferente da classe comum. No curso sobre inclusão você pode ser orientada como é um currículo funcional, planejar de forma que atenda as necessidades daquele aluno, como avalia-lo, enfim, não que em curso de AEE não o faça, mas como disse é uma abordagem diferente. A Plataforma freire abre inscrições para cursos, dê uma consultada lá se estão abertas ou se tem previsão para sua região, ok, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  74. Olá Gi
    Linda sua sala. Tomara que a minha fique assim logo. Ainda estamos no período de implantação mas já estou atendendo. Também estou montando meu blog visite e me de dicas: saladerecursoscepm.blogspot.com. Gostaria de saber a respeito deste tempo de atendimento não encontrei em nenhum documento. Aqui o NAPES mandou que trabalhasse 5 horas semanais com cada aluno. Alguns alunos colocaram 2 h diárias mas estou com problemas porque o tempo de concentração deles é curto e não aguentam ficar mais de 1 hora. Aguardo sua ajuda. Grata Sandra

    ResponderExcluir
  75. oi, meu nome é ALAIDE, estou trabalhando em sala de recursos com crianças com transtorno global de desenvolvimento, gostaria de saber em que lei ou resolução voce se baseia para justificar o atendimento individual ou em grupo, pois trabalho com todos em grupo, duas horas de manha e duas horas a tarde, estou sem informação.

    ResponderExcluir
  76. Oi Gi, tudo bem?
    Acredito que se todos nós, professores de
    SRM, nos unirmos e trocarmos informações, conseguiremos realizar um trabalho que atenda de verdade, os alunos incluídos nas escolas comuns.
    Em minha cidade, temos encontrado muita resistência dos professores em mudar a sua prática. Com os alunos, no AEE, tudo bem, estamos desenvolvendo um trabalho bem sistematizado.
    Gostaria que outros professores de AEE, além é claro da Gi, entrassem em contato para conversarmos sobre as diferentes experiências que estamos vivenciando.
    Abraços!
    PS.: Coloquem como assunto no email, AEE/SRM, para eu saber o que se trata.
    Eloísa Mendonça
    eloisarodm@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. gi, mi ajude estou começando agora trabalhar com crianças especiais e preciso de muita ajuda pois ainda não nos foi oferecido nenhum curso. preciso de alguem que esta a mais tempo nesse grande desafio para mim orientar melhor por favor. obrigada.

    ResponderExcluir
  78. SOU PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL RECEBI UM ALUNO ESTA SEMESTRE QUE ESTA ME DEIXANDO ANGUSTIADA POIS ELE NÃO CONHECE NEM A LETRA "A" O NUMERO "1" JA TENTEI DE TUDO PARA TRABALHAR COM ESSE ALUNO GOSTARIA DE SUJESTÕES DE ATIVIDADES ESPERO RESPOSTA TCHAU rosi_fin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Giovana.

    Aqui no meu município iremos construir uma SMR e eu gostaria de saber quais as dimensões da sua para que possa ter uma base. Agradeço suas colaborações através do seu site. Meu e-mail é ps.educacaoespecial@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Oi, Gi

    Também gostei do que vi no seu blog. Estou me especializando em Ed.Especial e Ed. Inclusiva e, no ano que vem, também vou assumir a SRM da minha escola. Não temos todo esse mobiliário que vc comenta ter recebido... como faço para saber se há algum engano? Também gostaria de receber ideias e sugestões, pois ainda não tenho experiência, mas gosto deste trabalho. Obrigada desde já. Meu e-mail é ana.botta.frank@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Olá Pessoal,
    Estou como Gestora da Escola Da Amizade no Municipio de Feira de Santana na Bahia, e tenho que parabenizar esse trabalho , é maravilhoso! Estendo o meu carinho para todos e todas que estão se dedicando nessa jornada.
    Veraneide

    ResponderExcluir
  82. e ai recebeu minha pergunta?

    ResponderExcluir
  83. sou professor ,meu nome é Hélio Brito e fui convidado para trabalhar em uma sala de recursos, mas estou sem saber como iniciar.O que devo fazer ,voçe pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  84. Se puder eu agradeço muito e meu mail é helio_podi@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  85. Pessoal, recebo todas as mensagens que vocês postam em meu blog, respondo à todos que colocam seus email´s, algumas pessoas que infelizmente peguntam anonimamente infelizmente ficam sem resposta, então, sempre façam o login pelo gmail ou deixem o email para responder, ok! valeu! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi,adorei seu depoimento como profissional.Estou iniciando um trabalho,onde considero um grande desafio para mim; porém gostaria sempre de receber no meu email dicas de como realizar um bom trabalho na sala de AEE. Abraços e aguardo sua resposta...

      Excluir
  86. Oi,Geovana!
    Gostei do seu depoimento,isso me ajudará a entender o que é e como funciona a sala de recursos multifuncionais.
    Estarei atuando este ano como professora da Sala de Recursos na escola Estadual Centro Domênico Marzi na cidade de São Paulo de Olivença no interior no Amazonas.Se puderes manter contato e contar as novidades para mim será de grande valia.
    Meu e-mail é esinellobato@hotmail.com
    Beijos!!!

    Lenise Lobato da costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tentar romper com o paradigma da exclusão, sobretudo aquele que atinge pessoas com algum tipo de deficiência e que, na maioria das vezes, são discriminados e, tem seus direitos desrespeitados é que me proponho a lutar com os demais colegas em prol destes que são vistos como impotentes ou incapazes de realizar qualquer tarefa. Aí eu me pergunto: Será que nós não somos diferentes também? A deficiência é só aquela que visualizamos no outro? Qual a principal deficiência? Seria a de não perceber que o outro é capaz de realizar tarefas que nem eu mesmo possa ser capaz?

      Excluir
    2. Valdemir...Penso que a maior deficiência do ser humano está em se colocar no lugar do outro e não ver seus próprios defeitos, cada um é único, cada um possui habilidades e competências que pode ou não conter no outro, respeitar essas diferenças é um exercício sim, mas um exercício que tem que deixar de lado piedade, assistencialismo e outras coisas mais que impedem de ver o outro com potencial. Acreditar neste potencial é a chave para desempenharmos um inclusão digna, até de nós mesmos! gostei muito de sua contribuição e espero que visite mais vezes!

      Excluir
  87. Oi Giovana, trabalho com a Sala de Recursos desde 2010 qdo foi implantada e ate hoje meus alunos não possuem laudo, que especifique suas especificidades, fiz apenas um curso na plataforma freire e leituras que busco o tempo todo, mas fico em duvidas será que estou agindo certo? Se a educação por se só anda a passo largos imagina a Salas de Recursos? Qualquer informação meu email é cristianesantiago1978@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Puxa como é bom encontrar alguém da Educação Especial realizando um blog,vejo professores ainda aprisionados ao passado,falta-lhe coragem para estarem mais nas mídias sociais,divulgando e valorizando nosso trabalho.Adorei aqui e vou ficar.Visite-nos o nosso blog é é administrado por PC que é uma pena a sociedade ainda não descobri-lo como um potencial para atividades que exercitem e aprimore a área das redes sociais com envolvimentos dos PCDs, e uma PC que sempre nos presenteia com seus textos, e eu professora de Tecnologia Assistiva,onde encontrei minha fonte de pesquisa e satisfação pessoal realizando o www.futurotaqui.blogspot.com.Venha conferir!Deixe sua opinião por lá.Abraço fraterno e muita luz nas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita Eliane, fico feliz por vc me encontrar e saber q você é professora de TA, vamos trocar figurinhas o que acha? o blog de vc´s é bem bacana e me tornei seguidora...abração!

      Excluir
  89. Olá Giovana!
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Este ano vou trabalhar com Sala de Apoio à Aprendizagem para o 9º ano.
    Meu blog, iniciante ainda: marina-apoioaaprendizagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  90. Oi
    tava pesquisando imagens de sala de recurso do google e achei a tua e daí vim parar aqui!
    hahaha
    Bacana hein moça
    Beijo, Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheheh mesmo sem querer...obrigada pela visita Nic! ;)

      Excluir
  91. Hoje estou como professora de sala de recurso por um um erro do nucleo de educacao de minha cidade,tenho educacao especial nao sou concursada e sim PSS e nunca trabalhei em SR,trabaalhei com mentais severos e também na APae de minha cidade e concomitantemente na adfpg associaçao dos deficientes fisicos de minha cidade.Confesso que fui a loucura ao me ver numa sala de recurso pois nao foi o edital do qual tinha me inscrito,mas entao estou eu numa pequena sala de escola publica com todas dificuldades possiveis tentando desvendar o que este SR do qual tenho que trabalhar pois nao tenho outera saida,rs...nao sou alguem irresponsavel nao ,dou um boi pra nao entrar ,mas uma boiada pra nao sair...o que faco e bem feito tudo,pois uma das minhas caracteristicas e por onde passo em minhas andancas deixar algo de positivo,isso e que me faz bem.Sera que vc podia me ajudar a me dizer os possiveis passos de tudo isso??na minha escola tem 6 pedagogas e nenhuma tem me dado atencao fico perguntando aqui e ali e elas tentam ajudar ,mas percebo que nem elas sabem direito como funciona ou talvez confiavam na outra do que estava anteriormente em meu lugar...to sentindo uma certa solidao ,to me sentindo insegura.sera que vc me entende???pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te ajudar, porém sem um contato de email fica dificil...
      entre em contato,
      Abraço!

      Excluir
  92. Bom dia !!! Quantos alunos posso atender numa sala de recurso multifuncional ?

    Muito grata: Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos atendimentos individuais ou em grupos de no máximo 4 alunos. Para isso é necessário perceber o perfil dos mesmos e o objetivo em comum a ser atingido para que um grupo dê certo! abraço!

      Excluir
    2. estou iniciando na sala de recurso gostaria de receber atividades pata tdha e disléxicos, meu email sola_de_almeida@hotmail.com desde obrigada.

      Excluir
  93. Olá Giovana, estou iniciando na SRM 1, meus alunos são do 1º ano do Ensino Médio, por enquanto só estou com 2, tem um 3º sendo avaliado. gostaria de saber se você tem algumas sugestões de atividades para trabalhar com esses alunos, os dois alunos tem DI. Meu contato é michelllevs@gmail.com.

    ResponderExcluir
  94. Giovana, gostaria de saber quais são os passos para ser professora de SRM. É preciso especialização, algum curso, qual? aonde? Há concurso? Como ocorre a procura ou seleção para trabalhar nas SRM? Fiz Psicopedagogia e estou interessada na área voltada a educação inclusiva. meu contato é: rosinhadejesus2@yahoo.com.br

    abraços e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  95. Parabéns, ótimo trabalho!!!!Aquino município de CÂndido de Abreu a coordenadora do PROIFO conseguiu a sala tipo 1 em 2009 e nunca foi utilizada, este ano o NRE de Ivaiporã disse para distribuir os equipamentos da sala para outras salas e por isso que lhe digo mais uma vez Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  96. Olá, boa noite, gostei do que vi e li, vc realmente entendi do assunto, trabalho na apae do meu município, e gostei do que li, será de muita valia para o meu desenvolvimento como profissional e pessoal, xau fica com Deus.
    valdira-coelho@bol.com.br

    ResponderExcluir
  97. ESTOU COMESANDO NA SALA DE RECURSO E GOSTARIA DE SUGESTOES DE JOGOS E ATIVIDADE,E DE NOVIDADES PARA APERFEICOAR MAI MEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  98. olá, meu ome é elaine, sou professora de sala de recursos, gostaria de saber se tem sugestões de atividades para que meu aluno possa ser alfabetizado, além de dificuldades na fala, ele não consegue reter os conteúdos, no terceiro ano não reconhece o alfabeto, nem valor sonoro das letras, estou perdida em relação a ele, aceito sugestões por email!!!!elainebigaram@hotmail.com
    desde já agradeço!!!!!! abraços

    ResponderExcluir
  99. OI PARABENS PELO SEU TRABALHO!!
    SOU PROF DO AEE, MAS ESTAMOS COM DIFICULDADES EM DAR ANDAMENTO A SALA
    TEMOS GESTORES QUE NÃO DÃO A MININA A ESTE LADO VE ESTA SALA COMO MERO REFORÇO. QUE PENA, E QUE DÓ MAS ESTOU LUTANDO PARA QUE TUDO DA CERTO.
    Niquelandia- GO

    ResponderExcluir
  100. E UMA PENA EXISTIR PESSOAS ASSIM E NA MAIORIA DAS VEZES OU QUASE SEMPRE ESSA PESSOAS ESTÃO A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  101. ola, parabens pelo seu trabalho,
    sou do Parana e iniciarei como atendente de professor na apae nessa segunda feira,
    confesso q estou anciosa, sou formada em pedagogia, queria umas dicas de como agir ,
    bj
    janirbg@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Oi Giovana,gostaria que vc me mandasse algumas atividades para ser trabalhadas na sala multifuncional.Meu email é:martapilla@hotmail.com;Obrigada por vc existir,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marta dê uma bisbilhotada aqui no blog talvez sirva algumas das atividades postadas ou te inspire p outras...
      abraço

      Excluir
  103. profª marilda almeida 27 de junho de 2012


    quero muito atividades,para crianças especiais.para surdo e mudo. para sindrome down.baixa visão e mental.vc e dez.parabens....

    ResponderExcluir
  104. Olá Giovana

    Parabéns pelo seu trabalho, sou coordenadora das salas de recursos multifuncionais do município em que trabalho e percebo que você está muito bem fundamentada, pois o AEE é realmente isso que você escreveu.

    Um abraço!

    Rita de Cássia Silva 18 de julho de 2012

    ResponderExcluir
  105. Olá Giovana

    Estou trabalhando com sala de recursos a 4 meses mas estou com dificuldades com os meus alunos DI, pois já são alfabetizados e possuem pequenas dificuldades de aprendizagem. Será que vc pode me ajudar com sugestões de atividades para esses alunos, que jogos seriam bons.
    Desde já agradeço sua ajuda!!!!!
    Um abraço ( meu e-mail é natypry@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  106. Estou trabalhando com uma SR , meus alunos tem DI ,ESTÃO ALFABÉTICOS ORTOGRAFICOS.Alguns leem com facilidade outros com dificulades, apresentam dificuldades em mat. Quando assumi essa sala não encontrei nd nem relatórios nem laudos médicos, nem diários na, gostaria de saber se vc tem alguns modelos de alguns procedimentos como anamnese , avaliação ,relatórios, folhas de presença. È verdade que temos que fazer relatórios diários? Não consigo. Outro fator que me chamou atenção é que qualquer dificuldade dos alunos eles encaminham para a sr. levei até um susto, agora tenho colocado um pouco de limite . Agradeço a tenção e aguardo um retorno. abraços regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina eu faço o planejamento de atendimento, com o que vou fazer e os objetivos que quero alcançar e relato sim o que observei naquele atendimento, então realmente eu tenho um relatório de todos que faço e isso é diário sim. Aqui o procedimento de encaminhamento é feito por equipe multidisciplinar (psicologa, pedagoga, fono (se necessitar), fisio (se necessitar); A escola indica o aluno que supostamente pode ser caso, vou observar o aluno, faço uma pré-triagem dele e se realmente achar que ele pode ser nossa clientela encaminho para a triagem, ai sim ele pode ser atendido. Não atendemos crianças com dificuldades de aprendizagem e sim alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
      Hã outra coisa que pode te ajudar...dá uma olhadinha no blog em Junho de 2011. abraço!

      Excluir
  107. GI,meu nome é juliana e comecei na sala de multifuncional agora pois a prof.de la saiu para candidatar,atento crianças com DI,Daw e def.fisica e mental estou meio perdida na sala de como trabalhar me ajuda por favor com sugestoes de atividades.sou da cidade de Buenopolis-minas gerais,desde de já agradeço sua atenção meu email é:julianatguimaraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Oi,Gi! Trabalhe na área da saude mental e educação especial em minha cidade.Tenho algumans dúvidas a respeito dos materiais e equipamentos a serem utilizados na sala de recurso, pois sei que a sala é montada pelo MEC.E Existe a verba da escola acessível.Mas em nossa cidade existem poucas lojas para materiais a serem adquiridos para construir nossa sala.Atualmente sugeri que alguns professores solicitassem nos planos de ação a compra de jogos pedagógicos,como: jogos de memoria com animais e frutas ( pois, poderemos criar placas de comunicação com eles),jogos com números e bingos para serem trabalhados com os nossos alunos que possuem deficit intelectual. Achei estranho o MEC ter pedido que fossem refeitos os itens que contemplava essa ação, sugerido que fossem adquiridos jogos de baixa visão e em braile.Mas os que foram solicitados anteriormente não são usados em sala de recurso ? Preciso de dicas também de jogos e atividades para trabalharmos nossos alunos, pois a maioria são de deficit intelectual.Deixe meu emai para se possivem podermos entrar em contato e meu msn. Sou grato pela atenção: Eduardo Camara. (emai e msn: educamara44@hotmail.com)
    Sou de Maceio-Alagoas.

    ResponderExcluir
  109. oi GI adorei seu blog sou mãe de aluno e na escola que ele estuda tem a professora do AEE ela já trabalha com 13 alunos,mais a escola nunca foi contemplada com a sala de recursos é meio que improvisado em uma sala pequena.Gostaria de saber como devo fazer uma reclamação e ajudar a escola nesta questão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Girlane. O MEC que implanta estas salas, porém o Municipio que deve requerer através de Projeto. O MEC disponibiliza materiais e até uma verba de acessibilidade para a escola. Procure a Secretaria de Educação de sua cidade e solicite que seja realizado isto; Caso não tenham "boa vontade" faça uma reclamação diretamente ao MEC. abraço!

      Excluir
  110. olá, adorei sua vontade de interagir com nós que somos marinheiros de 1ª viagem, aqui na minha escola estamos montando uma sala do A.E.E, mas não sabemos distribuir os alunos por carga horaria para os professores, por favor nos ajude, existe alguma lei que fale sobre isto. meu e-mail. erivaldacristian@hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. Bom dia...Que bom encontrar esse blog.
    Estarei iniciando essa semana com a sala de recursos.Sou Psicopedagoga, mas ainda n recebi o treinamento específico. Depois do levantamento dos alunos que devem ser atendidos, quais os próximos passos???
    Materiais, etc???
    Grata!!!
    suzymorenafatimense@yahoo.com

    ResponderExcluir
  112. Boa noite Gi! Minha cidade ainda não tem uma sala de recursos com estrutura adequada e profissionais capacitados, no entando meu filho esta sendo obrigado a ser matriculado na sala de recursos. CAso não fique ele também não poderá frequentar a sala regular. Gostaria de saber qual a LEI que eu posso usar para que meu filho continue indo a escola onde ele sente-se bem e não frequentar a sala de recursos? Obrigada

    ResponderExcluir
  113. Boa noite Gi! Minha cidade ainda não tem uma sala de recursos com estrutura adequada e profissionais capacitados, no entando meu filho esta sendo obrigado a ser matriculado na sala de recursos. CAso não fique ele também não poderá frequentar a sala regular. Gostaria de saber qual a LEI que eu posso usar para que meu filho continue indo a escola onde ele sente-se bem e não frequentar a sala de recursos? Obrigada thaty-felix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. Parabéns! Ótima definição da Sala de Recursos.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite Gi. Sou professora de sala regular de ensino, mas sempre gostei muito da área de Educação Especial e gostaria de trabalhar em sala de recursos. Você sabe me informar se para isso basta eu fazer pós graduação em Educação Especial ou se esta tem que constar uma habilitação?
    Bom bom seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maderli,
      Pós-graduação em Educação Especial lhe habilita sim para atuar em Sala de Recursos, também é interessante fazer um Curso de Atendimento Educacional Especializado.
      Abraço.

      Excluir
  116. Obrigada pela dica. Com certeza farei sim.

    ResponderExcluir
  117. Marciana Gonçalves9 de julho de 2013 às 08:46

    Olá dona Giovana! Você está de parabens.
    Meu nome é Marciana e sou da cidade do interior de Manaus e esse ano estou trabalhando na sala de recursos, ao que isso seja novidade para mim, pois comecei a trabalhar aos 20 anos com alunos especiais e tinha maior amor por eles. mais felizmente a escola foi desativada e eu fui trabalhar em outra area. Mais aqui estou novamente com alguns alunos que ja dei aulas. Mais como o tempo passou e estive fora da area de ensino para alunos especiais hoje estou com um pouco de dificuldades quanto o que devo ensinar. No momento estou atualizando a sala de recursos e estou aqui a ver um pouco do seu blog e estou adorando e confeço preciso de sua ajuda. Posso contar com você? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  118. Oi Gil aqui vai meu email marcianataveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  119. Estou me graduando em Pedagogia e estou apaixonada pela educação especial!!! Além das disciplinas da graduação, que cursos posso fazer para engrenar nessa iniciativa linda?
    meu e-mail é rosammrodrigues2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  120. Os comentários quando deixados o email eu entro em contato assim que possível. abraço!

    ResponderExcluir
  121. MEU NOME É QUÊNIA. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, GOSTEI MUITO, INICIAREI MEU TRABALHO NA SALA RECURSO DEPOIS DO CARNAVAL , E GOSTARIA MUITO DE RECEBER SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR COM ALUNOS COM DI ,MEU EMAIL É quenaiekaua@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  122. Sou Marinelza Miranda estou tralhando pela 1° vez na sala do AEE e gostaria de receber sugestão de atividades são alunos de 6° ao 3° ano médio. retardo mental,TDAH, intelectual, baixa visão. marinelzamiranda2901@gmail.com. Obrigada fico aguardando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinelza, é complicado eu te passar atividades apenas sabendo que o aluno possui deficiência intelectual, precisa fazer um levantamento do que esse aluno precisa, quais suas potencialidades e dificuldades e pensar o que é funcional para este aluno. Aqui no municipio não atendemos alunos com TDAH, apenas se estiver associado a deficiência. Quanto ao termo retardo mental utilizamos deficiência intelectual, muitos médicos usam esse termo ainda, mas houve mudança de nomenclatura. Veja o que seus alunos necessitam e no blog há sugestões de algumas atividades, talvez te ajude ou te inspire. abraço.

      Excluir
  123. Olá? Sou Danielle e também estou iniciando esta semana como professora de sala de recursos , Não tenho ainda experiência pois fiz a minha´pós graduação e não tivemos aula prática, só teoria.A pouca experiencia que tenho é com alunos incluídos na sala de aula regular.Gostaria muito que vc me ajudasse dando dicas, sugestões.Meu email é daniellekaercher@hotmail.com.Fico no agrardo, bjs...

    ResponderExcluir
  124. Oi Gi !meu nome é simone começei trabalhar na sala de recursos desde março/2014 ,porém até agora não chegou nenhum material, é necessário o diretor da escola solicitar? ou esses equipamentos são enviados automaticamente pelo mec?
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso !
    Meu email: simonesousacoimbra@gmail.com

    ResponderExcluir
  125. Oi Gi começei a trabalhar este ano com sala de recurso , estou um pouco perdida com as atividades vou deixar meu email para trocar algumas informações denisefabrini@hotmail.com meu wats 44 91379282

    ResponderExcluir
  126. Oi Gi meu nome é Patricia.Estou começando agora com sla de recurso, muito receiosa,sao 20 alunos.PRECISANDO DE AJUDA,sugestoes de como trabalhar com autista,aspeger,deficiencia audiditiva,TDAH,bipolar,dilexia,por favor mim ajude.meu wats 33988284210 e email patriciamachado26@yahoo.com.br.fico aguardando,E parabens pelo trabalho lindo.

    ResponderExcluir
  127. Oi Gi meu nome é Patricia.Estou começando agora com sla de recurso, muito receiosa,sao 20 alunos.PRECISANDO DE AJUDA,sugestoes de como trabalhar com autista,aspeger,deficiencia audiditiva,TDAH,bipolar,dilexia,por favor mim ajude.meu wats 33988284210 e email patriciamachado26@yahoo.com.br.fico aguardando,E parabens pelo trabalho lindo.

    ResponderExcluir

obrigada por visitar meu blog! volte sempre!