Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Doença Mental versus Deficiência Mental

Para esclarecer, hoje o termo usado para Deficiência Mental é Deficiência Intelectual, logo abaixo explico melhor.

Muitas pessoas confundem achando que Doença Mental  é a mesma coisa que Deficiência Mental, vamos esclarecer então...

Doença Mental há duas classificações básicas: as neuroses - toda psicopatologia leve, onde a pessoa  mesmo que vaga, têm a noção de seu problema (TOC, Sindrome do Pânico, Fobias, Depressão...) e as psicoses - fuga da realidade (esquizofrenia, transtorno bipolar...)

Deficiência Intelectual (anteriormente chamada de Deficiência Mental) segundo conceito da Associação Americana de Deficiência mental, trata-se de um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), com início antes dos 18 anos. 
Em 1995 o simpósio Intellectual Disability:Programs, Policies and Planning for The Future da Organização das Nações Unidas – ONU, altera o termo deficiência mental por deficiência intelectual, no sentido de diferenciar mais claramente a deficiência mental da doença mental (quadros psiquiátricos não necessariamente associados a déficit intelectual). Em 2004, em evento realizado pela Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde o termo deficiência é consagrado com o documento "DECLARAÇÃO DE MONTREAL SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”. 

Uma pessoa com deficiência intelectual precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade. Os principais profissionais envolvidos são pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sendo que medicamentos são utilizados quando a deficiência intelectual é associada a doenças como a epilepsia. 

As doenças mentais são acompanhadas por psicólogos e terapeutas ocupacionais e imprescindível o acompanhamento de um psiquiatra. Esse médico coordena o tratamento, além de definir a medicação utilizada para controlar os sintomas apresentados pela pessoa.

É possível que uma pessoa tenha uma doença mental associada a deficiência intelectual necessitando da equipe multidisciplinar para receber o tratamento adequado levando em conta as duas condições. 

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por visitar meu blog! volte sempre!