Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Doença Mental versus Deficiência Mental

Para esclarecer, hoje o termo usado para Deficiência Mental é Deficiência Intelectual, logo abaixo explico melhor.

Muitas pessoas confundem achando que Doença Mental  é a mesma coisa que Deficiência Mental, vamos esclarecer então...

Doença Mental há duas classificações básicas: as neuroses - toda psicopatologia leve, onde a pessoa  mesmo que vaga, têm a noção de seu problema (TOC, Sindrome do Pânico, Fobias, Depressão...) e as psicoses - fuga da realidade (esquizofrenia, transtorno bipolar...)

Deficiência Intelectual (anteriormente chamada de Deficiência Mental) segundo conceito da Associação Americana de Deficiência mental, trata-se de um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), com início antes dos 18 anos. 
Em 1995 o simpósio Intellectual Disability:Programs, Policies and Planning for The Future da Organização das Nações Unidas – ONU, altera o termo deficiência mental por deficiência intelectual, no sentido de diferenciar mais claramente a deficiência mental da doença mental (quadros psiquiátricos não necessariamente associados a déficit intelectual). Em 2004, em evento realizado pela Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde o termo deficiência é consagrado com o documento "DECLARAÇÃO DE MONTREAL SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”. 

Uma pessoa com deficiência intelectual precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade. Os principais profissionais envolvidos são pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sendo que medicamentos são utilizados quando a deficiência intelectual é associada a doenças como a epilepsia. 

As doenças mentais são acompanhadas por psicólogos e terapeutas ocupacionais e imprescindível o acompanhamento de um psiquiatra. Esse médico coordena o tratamento, além de definir a medicação utilizada para controlar os sintomas apresentados pela pessoa.

É possível que uma pessoa tenha uma doença mental associada a deficiência intelectual necessitando da equipe multidisciplinar para receber o tratamento adequado levando em conta as duas condições. 

Abraço!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sugestão de Atividade - Cartaz

Vou dar uma sugestão de atividade...Que tal confeccionar um cartaz com seu aluno relacionando ao que você está trabalhando; Vou dar um exemplo Higiene e Saúde (em outro post está o projeto), vou instigar meu aluno direcionando para um assunto específico como por exemplo Hora do Banho; 
O que você usa para o Banho? Ele deverá perceber os itens que colaboram para esta hora como: chuveiro, sabonete, roupas limpas, enfim, tudo que envolva este momento. 
Feito isto, que tal pesquisar fotos ou figuras das quais ele citou em site de busca? (melhor do que perder horas procurando em milhares de revistas, você não acha?);
Bem, para isto alguns alunos serão bastante mediados, pois ainda não são alfabetizados, então exploramos este momento também para alfabetização, enfim, digitamos lá a palavra "chuveiro", irá aparecer vários chuveiros, ele escolherá qual figura lhe agrada, salvamos no computador; passamos para outro item...ao término revemos tudo que foi escolhido, perceba se ele lembra das figuras escolhidas por ele, então imprimimos; Ele deverá recortar e colar e assim está pronto seu cartaz da Hora do Banho; Uma atividade simples mas que englobam alguns objetivos específicos como: 
- Explorar o tema higiene e saúde na questão do hora do banho;
- Perceber os itens que colaboram para a hora do banho, exemplo: chuveiro, sabonete, roupas limpas.
- Descrever e escrever cada item para busca; 
Utilizando como estratégia o computador como ferramenta de pesquisa, isto nada mais nada menos irá desenvolver e estimular atenção, percepção, raciocínio e memória; estimula o desenvolvimento da discriminação visual, linguagem e interpretação, bem como a capacidade de escolha, iniciativa e questões motoras.
Faça com outros alunos cartazes também com outro foco, por exemplo Cortar as Unhas, Casa limpa, Escovar os Dentes; Hora de ir ao Banheiro...e depois exponha na sala ou na escola.

Espero que tenham gostado da sugestão!
Abraço!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mary and Max - Uma amizade diferente....

Quero sugerir um filme Mary and Max...ou você vai gostar ou vai odiar...
Filme inteiro na técnica stop-motion em que cada cena é fotografada quadro a quadro e os personagens de massinha como no filme Fuga das Galinhas. Você deve estar achando que por ser personagens de massinha seria para o público infantil...a resposta é não, o filme não chama atenção deste público e a linguagem dele não é apropriada...Mary e Max é viagem que explora a amizade, síndrome de asperger, alcoolismo, de onde vêm os bêbes, odesidade, cleptomania, diferença sexual, confiança, diferenças religiosas entre outras.


É um conto (ou, de acordo com o próprio filme, “baseado em uma história real”) de dois personagens bastante distintos que passam a se corresponder por cartas e formar uma amizade. Mary é uma garotinha de 8 anos que não possui amigos e é vítima de “bully” na escola.
E Max é um homem obeso de 44 anos que sofre de síndrome de Asperger e também não possui amigos. A história gira em torno de suas cartas e das consequências que elas causam.
Um filme levado pela melancolia de seus personagens, porém bem interessante...

Titulo Original: Mary and Max
Título Traduzido: Mary and Max
Lançamento: 2009
Gênero:Animação / Comédia / Drama
Ano de Lançamento: 2009



Abraço!