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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Paralisia Cerebral e a utilização do Software Boardmaker para Comunicação Alternativa

A comunicação é essencial para o desenvolvimento do aluno. Para iniciar o processo utilizando a comunicação com alunos com paralisia cerebral é importante saber como ele responde o SIM e NÃO. Tínhamos um aluno que seu Sim era beijinho e seu Não era mostrando a língua. A partir deste ponto, oportunizar aprendizado para que ele seja entendido e faça suas escolhas. Muitas vezes é um processo longo, às vezes rápido, dependendo da compreensão que este aluno possui, sua idade e intervenções realizadas até o momento. Muitos deles tem compreensão total do que lhe é dito, porém a função que é necessário responder não faz sentido pra ele, e assim, acaba não dando respostas a você, pelo simples motivo...não terem a oportunidade de serem "ouvidas", normalmente as pessoas decidem por eles, respondem por eles.
Tudo vai depender o perfil de seu aluno para iniciar este processo, mas normalmente para verificar seu entendimento e disposição de lhe dar resposta, um bom inicio seria começar com dois objetos reais e solicitar que ele aponte, olhe, pegue (vai depender do comprometimento motor), depois ir avançando com objetos miniatura, fotos, imagens. Bem bacana também é fotos da família, pois através de duas fotos pai e mãe, pedir para que ele aponte, mostre qual é o pai por exemplo. 
Este processo é necessário para a iniciar o processo de Comunicação Alternativa, não adianta nada comprar um software de comunicação e sair usando de qualquer jeito, sendo que o aluno não lhe mostra quando é o Sim ou Não, ou ele não tem a percepção do objeto real, também não terá de figuras.

Depois deste inicio, introduzir aos poucos as imagens, utilizamos o Software Boardmaker, nele há inúmeros recursos de comunicação alternativa como cartões e pranchas de comunicação, o importante é criar com seu aluno estas pranchas para se tornar funcionais.
O ideal que eles possam utilizar não só na escola e sim ter a parceria da família nesse processo.

Para fazer as fichas há dois tamanhos 2,5cm ou 5,1cm
5cm indicado para crianças com pouca visão ou mural da sala ou 2,5
Podem ser primeiro treinadas com de 5cm.

cores
pessoas - amarelo
verbos - verde
descritivos - azul
substantivos - laranja
miscelânea -branco
social - rosa

Facilitadores de comunicação:
Estes símbolos a esclarecer e "consertar" a comunicação. É recomendado usar símbolos como 
"não está nessa prancha"; "sem símbolo"; "repita por favor"; "eu me enganei"; "não compreendo"; "vou soletrar"; "quase"; "você não entendeu"; "fim"; "terminei"

Outro exemplo de prancha:


Como disse, tudo vai depender do perfil do aluno e intervenções realizadas e as que serão planejadas e o mais importante, seja funcional para ele e que consiga a comunicação;


Um comentário:

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