Muitas crianças autistas tem dificuldades
em aprender a usar o vaso sanitário. O que pode funcionar para uma criança pode
não funcionar para outras. Aqui vai um resumo do TEACCH de como ensinar a usar o vaso sanitário. Um dos elementos do
programa TEACCH é o ensino
estruturado “Structure Teaching” que
são as ferramentas usadas pelo programa para dar o suporte necessário para que
o autista aprenda novas habilidades explorando seu lado forte de aprendizagem
visual, motricidade e rotina, com isso ganhando mais independência.
Primeiro sempre se deve levar em
consideração a perspectiva da criança, de que maneira as características do
autismo contribuem para a dificuldade de aprender a usar o vaso sanitário.
a) A
dificuldade de compreender e manter uma relação social interfere neste
processo. A criança regular, de dois a três anos, quer agradar e fica orgulhosa
de estarem crescendo e começando a usar cuequinhas, calcinhas. A criança
autista não tem esta motivação.
b) A
criança autista tem dificuldade em organizar informações e manter uma
seqüência. Por isso seguir a rotina necessária para o processo de usar o vaso
sanitário e manter o foco que é necessário neste processo torna-se um desafio.
c) A dificuldade em compreender a linguagem e
imitar modelos. Eles podem não compreender o que se espera deles.
d) A
dificuldade em aceitar a mudança na rotina. A criança já tem o costume de usar
fraldas e está familiarizado com esta rotina, pode não compreender a
necessidade desta mudança.
e) Dificuldade
em organizar informações sensoriais. Estabelecer a relação entre a sensação que
o corpo transmite pedindo para ir ao banheiro e as atividades do dia a dia. Com
isso não reconhecem os sinais que o corpo oferece. Para muitos, o banheiro pode
ser insuportável, o barulho da descarga, ecos, barulho da água correndo e o
vaso sanitário que para eles e uma cadeira com um furo no meio com água dentro.
No processo de remover a roupa, a temperatura pode afetá-los e a sensação do
pano da roupa pelo corpo pode fazer com que a criança não se sinta bem.
Começando:
1) No
processo de ensinar a usar o vaso sanitário deve-se definir um objetivo
realista compreendendo que será um processo lento. Observe a criança para
escolher a melhor maneira de começar. De início estabeleça uma rotina incluindo
o horário de ir ao vaso sanitário e colete informações sobre a performance da
criança. Leve-a ao banheiro a cada meia hora para tentar usar o vaso sanitário.
Depois de duas semanas compare os dados das informações coletadas.
- A criança se mantém seca por um bom período?
- Pode-se notar alguma regularidade quando ela esta molhada ou com fezes?
- Ela faz uma pausa nas atividades quando está molhada ou com fezes?
Para as crianças que todas as respostas
foram “Não”, isso significa que elas ainda não estão preparadas para realizar
esta meta. Mas recomenda-se que inclua em sua rotina algumas idas ao vaso
sanitário para se familiarizar.
Outras
informações importantes que se deve coletar:
- A criança está compreendendo esta rotina?
- Como é sua habilidade para vestir-se?
- A criança demonstra medo ou interesse relacionado ao processo de ir ao banheiro (reação à descarga, água, papel higiênico e outros)?
- Qual o seu nível de atenção neste processo?
- Como entra ao banheiro (não entra/entra rápido)?
- Ao tirar a roupa (aceita ajuda, como tirar até o joelho, coxa)?
- Senta-se no vaso sanitário?
- Pega o papel higiênico?
- Usa o papel higiênico?
- Levanta a tampa do vaso sanitário?
- Veste sua roupa?
- Dá descarga?
No final deste processo terá informações
suficientes para estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o
treinamento de usar o vaso sanitário.
2) Estrutura
física:
Ao começar o processo de ensinar o uso do
banheiro queremos que a criança compreenda que este comportamento (fazer xixi,
cocô) deve ser feito no vaso sanitário.Com isso inclua o processo de tirar
fralda, limpar, colocar a roupa (relacionada com o processo de usar o vaso
sanitário) sempre no banheiro (não tire a roupa da criança e nem troque suas
fraldas no quarto) para estabelecer a compreensão para que, para isso, usa-se o
banheiro. Crie um ambiente seguro para ela sem muita estimulação. A criança
ficará mais calma e responderá melhor.
Pense também nas necessidades físicas (para
as crianças que têm dificuldades de locomoção): se necessitam de uma barra de
ferro que as ajudem a apoiar seu peso para usar o vaso sanitário. O barulho da
descarga, eco do banheiro pode incomodar alguns. Muitas crianças respondem bem
a músicas suaves e outros sons que tirem ou diminuam os ruídos naturais do sanitário.
3) Estabelecer
suporte visual:
Depois de
estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o vaso sanitário é
importante implementar o suporte visual que demonstre as seqüências de cada
ação deste processo. Deve usar um objeto ou foto (PECS) que represente a transição de ir ao banheiro e iniciar uma
rotina. Depois de estabelecer esta rotina é importante que suporte estas ações
visualmente com objetos, fotos (PECS),
escrever as seqüências cada passo (se a criança lê). Descrever as seqüências
das ações é importante para que a criança reconheça e faça a conexão dos passos
que ele deve fazer. Inclua na seqüência o que ela vai fazer depois de ir ao
banheiro (como brincar, assistir TV).
4) Problemas
específicos:
Resolva os problemas durante o percurso
sempre levando em consideração a perspectiva da criança e como se pode ajudar a
solucioná-los usando estrutura visual.
Aqui vão algumas idéias de problemas que
pais encontram ao começar este treinamento:
a)
Resistência
a sentar no vaso sanitário:
- Deixe sentar no vaso sanitário sem remover a roupa
- Deixe sentar no vaso sanitário com a tampa fechada
- Use pinico (se o vaso sanitário for muito alto)
- Demonstre como sentar no vaso sanitário: use um boneco para demonstrar, você senta em seguida e depois, a criança senta.
- Sente junto
- Ofereça ajuda física se necessário
- Ajude a compreender por quanto tempo deve permanecer sentado (deixe-a ouvir uma música e, quando ela acabar, poderá sair. Use um relógio despertador por um minuto).
- Quando ela começar a sentar-se ofereça entretenimento - como livro ou outra coisa.
b)
Medo da
descarga:
- Não use a descarga até ter algo para ser removido;
- Use a descarga quando a criança estiver longe do vaso sanitário (como na porta);
- Marque o lugar que acriança deve estar para você usar a descarga e, gradualmente coloque este lugar cada vez mais perto do vaso sanitário;
- Avise que vai usar a descarga. Exemplo: “está pronto? 1, 2, 3 e já!” (aperte a descarga);
- Deixe a criança usar a descarga.
c)
Só quer usar
a descarga:
- Cobrir a descarga para a criança não ver;
- Dê algo para segurar;
- Use sequências visuais para mostrar quando se usa a descarga.
d)
Brincar com
água:
- Ofereça um brinquedo que tenha água para distrair;
- Use um papelão ou uma toalha para cobrir as pernas da criança enquanto usa o vaso sanitário;
- Cubra o vaso sanitário até usar;
- Coloque uma pista visual aonde a criança deve sentar-se.
e)
Brincar com
o papel higiênico:
- Tire do lugar se estiver causando muitos problemas (substitua por lenços de papel);
- Já deixe a mão a quantidade certa que deve usar;
- Apresente pistas visuais para quando deve tirar o papel higiênico (use clipes para mostrar até a onde deve tirar ou marque com caneta).
f)
Não quer se
limpar:
- Tente materiais diferentes (lenço de papel, lenços umedecidos, toalhinha, esponja);
- Considere a temperatura do material;
- Demonstre este processo usando uma boneca.
g)
Não quer
fazer xixi em pé (para os meninos):
- Ofereça um alvo para a criança atingir na água (cereal redondo, por exemplo);
- Aumente o tamanho do alvo se necessário (use alguns cereais formando um círculo);
- Use corante para mudar a cor da água e obter a atenção da criança.
h)
Quer manter
a fralda:
- Corte o fundo da fralda aos poucos, e ofereça outra fralda quando sentar no vaso sanitário.
- Use boneca para demonstrar o procedimento
- Aumente a quantidade de fluidos (água, suco) e fibra na dieta.
5) Comunicação:
É importante estabelecer uma maneira da
criança se comunicar e conseguir independência. É necessário que ela consiga
comunicar suas necessidades de ir ao banheiro. Por exemplo, se a criança quando
quer ir ao banheiro anda de um lado para o outro indicando para as pessoas que
a conhecem que necessita ir ao vaso sanitário, use esta oportunidade para
ensiná-la a usar a comunicação sistemática como objetos, fotos (PECS), linguagens de sinais, palavras.
6) Exemplo de como coletar informações:
Nome:
Data que começou:
1º Dia
|
2º Dia
|
3º Dia
|
4º Dia
|
5º Dia
|
6º Dia
|
||||||||
Hora
|
calça
|
toalete
|
calça
|
toalete
|
calça
|
toalete
|
Calça
|
toalete
|
calça
|
toalete
|
calça
|
toalete
|
|
7:00
|
|||||||||||||
8:00
|
|||||||||||||
9:00
|
|||||||||||||
10:00
|
|||||||||||||
11:00
|
|||||||||||||
12:00
|
|||||||||||||
13:00
|
|||||||||||||
14:00
|
|||||||||||||
15:00
|
|||||||||||||
16:00
|
|||||||||||||
17:00
|
|||||||||||||
18:00
|
|||||||||||||
19:00
|
|||||||||||||
20:00
|
|||||||||||||
21:00
|
|||||||||||||
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada por visitar meu blog! volte sempre!