Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Guia para ensinar a usar o banheiro com estrutura TEACCH

Muitas crianças autistas tem dificuldades em aprender a usar o vaso sanitário. O que pode funcionar para uma criança pode não funcionar para outras. Aqui vai um resumo do TEACCH de como ensinar a usar o vaso sanitário. Um dos elementos do programa TEACCH é o ensino estruturado “Structure Teaching” que são as ferramentas usadas pelo programa para dar o suporte necessário para que o autista aprenda novas habilidades explorando seu lado forte de aprendizagem visual, motricidade e rotina, com isso ganhando mais independência.
Primeiro sempre se deve levar em consideração a perspectiva da criança, de que maneira as características do autismo contribuem para a dificuldade de aprender a usar o vaso sanitário.
a) A dificuldade de compreender e manter uma relação social interfere neste processo. A criança regular, de dois a três anos, quer agradar e fica orgulhosa de estarem crescendo e começando a usar cuequinhas, calcinhas. A criança autista não tem esta motivação.
b) A criança autista tem dificuldade em organizar informações e manter uma seqüência. Por isso seguir a rotina necessária para o processo de usar o vaso sanitário e manter o foco que é necessário neste processo torna-se um desafio.
c) A dificuldade em compreender a linguagem e imitar modelos. Eles podem não compreender o que se espera deles.
d) A dificuldade em aceitar a mudança na rotina. A criança já tem o costume de usar fraldas e está familiarizado com esta rotina, pode não compreender a necessidade desta mudança.
e) Dificuldade em organizar informações sensoriais. Estabelecer a relação entre a sensação que o corpo transmite pedindo para ir ao banheiro e as atividades do dia a dia. Com isso não reconhecem os sinais que o corpo oferece. Para muitos, o banheiro pode ser insuportável, o barulho da descarga, ecos, barulho da água correndo e o vaso sanitário que para eles e uma cadeira com um furo no meio com água dentro. No processo de remover a roupa, a temperatura pode afetá-los e a sensação do pano da roupa pelo corpo pode fazer com que a criança não se sinta bem.

Começando:
1) No processo de ensinar a usar o vaso sanitário deve-se definir um objetivo realista compreendendo que será um processo lento. Observe a criança para escolher a melhor maneira de começar. De início estabeleça uma rotina incluindo o horário de ir ao vaso sanitário e colete informações sobre a performance da criança. Leve-a ao banheiro a cada meia hora para tentar usar o vaso sanitário. Depois de duas semanas compare os dados das informações coletadas.

  •     A criança se mantém seca por um bom período?
  •    Pode-se notar alguma regularidade quando ela esta molhada ou com fezes?
  •    Ela faz uma pausa nas atividades quando está molhada ou com fezes?

Para as crianças que todas as respostas foram “Não”, isso significa que elas ainda não estão preparadas para realizar esta meta. Mas recomenda-se que inclua em sua rotina algumas idas ao vaso sanitário para se familiarizar.
Outras informações importantes que se deve coletar:


  •     A criança está compreendendo esta rotina?
  •     Como é sua habilidade para vestir-se?
  •    A criança demonstra medo ou interesse relacionado ao processo de ir ao banheiro (reação à descarga, água, papel higiênico e outros)?
  •    Qual o seu nível de atenção neste processo?
  •    Como entra ao banheiro (não entra/entra rápido)?
  •    Ao tirar a roupa (aceita ajuda, como tirar até o joelho, coxa)?
  •    Senta-se no vaso sanitário?
  •    Pega o papel higiênico?
  •    Usa o papel higiênico?
  •    Levanta a tampa do vaso sanitário?
  •    Veste sua roupa?
  •    Dá descarga?
No final deste processo terá informações suficientes para estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o treinamento de usar o vaso sanitário.

2)    Estrutura física:
Ao começar o processo de ensinar o uso do banheiro queremos que a criança compreenda que este comportamento (fazer xixi, cocô) deve ser feito no vaso sanitário.Com isso inclua o processo de tirar fralda, limpar, colocar a roupa (relacionada com o processo de usar o vaso sanitário) sempre no banheiro (não tire a roupa da criança e nem troque suas fraldas no quarto) para estabelecer a compreensão para que, para isso, usa-se o banheiro. Crie um ambiente seguro para ela sem muita estimulação. A criança ficará mais calma e responderá melhor.
Pense também nas necessidades físicas (para as crianças que têm dificuldades de locomoção): se necessitam de uma barra de ferro que as ajudem a apoiar seu peso para usar o vaso sanitário. O barulho da descarga, eco do banheiro pode incomodar alguns. Muitas crianças respondem bem a músicas suaves e outros sons que tirem ou diminuam os ruídos naturais do sanitário.

3)    Estabelecer suporte visual:
Depois de estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o vaso sanitário é importante implementar o suporte visual que demonstre as seqüências de cada ação deste processo. Deve usar um objeto ou foto (PECS) que represente a transição de ir ao banheiro e iniciar uma rotina. Depois de estabelecer esta rotina é importante que suporte estas ações visualmente com objetos, fotos (PECS), escrever as seqüências cada passo (se a criança lê). Descrever as seqüências das ações é importante para que a criança reconheça e faça a conexão dos passos que ele deve fazer. Inclua na seqüência o que ela vai fazer depois de ir ao banheiro (como brincar, assistir TV).
                   
4)    Problemas específicos:
Resolva os problemas durante o percurso sempre levando em consideração a perspectiva da criança e como se pode ajudar a solucioná-los usando estrutura visual.
Aqui vão algumas idéias de problemas que pais encontram ao começar este treinamento:
a)      Resistência a sentar no vaso sanitário:

  •    Deixe sentar no vaso sanitário sem remover a roupa
  •    Deixe sentar no vaso sanitário com a tampa fechada
  •    Use pinico (se o vaso sanitário for muito alto)
  •    Demonstre como sentar no vaso sanitário: use um boneco para demonstrar, você senta em seguida e depois, a criança senta.
  •    Sente junto
  •    Ofereça ajuda física se necessário
  •    Ajude a compreender por quanto tempo deve permanecer sentado (deixe-a ouvir uma música e, quando ela acabar, poderá sair. Use um relógio despertador por um minuto).
  •    Quando ela começar a sentar-se ofereça entretenimento - como livro ou outra coisa.

b)     Medo da descarga:

  •     Não use a descarga até ter algo para ser removido;
  •    Use a descarga quando a criança estiver longe do vaso sanitário (como na porta);
  •   Marque o lugar que acriança deve estar para você usar a descarga e, gradualmente coloque este lugar cada vez mais perto do vaso sanitário;
  •     Avise que vai usar a descarga. Exemplo: “está pronto? 1, 2, 3 e já!” (aperte a descarga);
  •    Deixe a criança usar a descarga.

c)      Só quer usar a descarga:

  •    Cobrir a descarga para a criança não ver;
  •    Dê algo para segurar;
  •    Use sequências visuais para mostrar quando se usa a descarga.

d)     Brincar com água:

  •    Ofereça um brinquedo que tenha água para distrair;
  •    Use um papelão ou uma toalha para cobrir as pernas da criança enquanto usa o vaso sanitário;
  •    Cubra o vaso sanitário até usar;
  •    Coloque uma pista visual aonde a criança deve sentar-se.

e)      Brincar com o papel higiênico:

  •   Tire do lugar se estiver causando muitos problemas (substitua por lenços de papel);
  •    Já deixe a mão a quantidade certa que deve usar;
  •    Apresente pistas visuais para quando deve tirar o papel higiênico (use clipes para mostrar até a onde deve tirar ou marque com caneta).

f)       Não quer se limpar:

  •   Tente materiais diferentes (lenço de papel, lenços umedecidos, toalhinha, esponja);
  •    Considere a temperatura do material;
  •    Demonstre este processo usando uma boneca.

g)      Não quer fazer xixi em pé (para os meninos):

  •    Ofereça um alvo para a criança atingir na água (cereal redondo, por exemplo);
  •    Aumente o tamanho do alvo se necessário (use alguns cereais formando um círculo);
  •   Use corante para mudar a cor da água e obter a atenção da criança.

h)     Quer manter a fralda:

  •   Corte o fundo da fralda aos poucos, e ofereça outra fralda quando sentar no vaso sanitário.
  •    Use boneca para demonstrar o procedimento
  •    Aumente a quantidade de fluidos (água, suco) e fibra na dieta.

5)  Comunicação:

É importante estabelecer uma maneira da criança se comunicar e conseguir independência. É necessário que ela consiga comunicar suas necessidades de ir ao banheiro. Por exemplo, se a criança quando quer ir ao banheiro anda de um lado para o outro indicando para as pessoas que a conhecem que necessita ir ao vaso sanitário, use esta oportunidade para ensiná-la a usar a comunicação sistemática como objetos, fotos (PECS), linguagens de sinais, palavras.

6)    Exemplo de como coletar informações:

Nome:                                                                Data que começou:


1º Dia
2º Dia
3º Dia
4º Dia
5º Dia
6º Dia
Hora
calça
toalete
calça
toalete
calça
toalete
Calça
toalete
calça
toalete
calça
toalete
7:00












8:00












9:00












10:00












11:00












12:00












13:00












14:00













15:00













16:00













17:00













18:00













19:00













20:00













21:00













Fonte:




sábado, 19 de abril de 2014

Feliz Páscoa!

Páscoa é momento de alegria e meditação para agradecermos pelas oportunidades de renovação da vida!



ÓTIMA PÁSCOA!
abraço!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Filme Black

Este filme é antigo de 2005, no mesmo ano, ele foi considerado uns dos 10 melhores filmes em todo mundo pela Revista Time. Baseado na vida de Helen Keller, em que conta a história de uma jovem chamada Michelle McNally que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento.
Um filme que vale a pena ver e se emocionar...


Também indico o filme "O Milagre de Anne Sullivan" mas ele é bem antigo de 1962, que conta a história de Helen Keller e sua persistente professora. (penso que também tenha no youtube o filme completo)

abraço,

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Filme "Hoje eu quero voltar sozinho"


Dia 10 estreou o filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", baseado no curta premiado com o mesmo nome...

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.




Este o curta premiado...



O que achou?

abraço,

domingo, 13 de abril de 2014

Atividades - Trabalhando Conceitos

A aprendizagem dos alunos de certos conceitos são ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento da habilidade de pensar. Eles precisam aprender a classificar, ordenar, combinar, identificar e generalizar...
Ai vai algumas figuras que podemos trabalhar com elas sobre alguns conceitos, como:
Grandeza: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, mais curto/mais comprido, mais alto/ mais baixo, grosso/fino e largo/estreito;
Posição: dentro/fora, ao lado de/na frente de/atrás de, em cima/embaixo/ao lado, entre, mais perto/mais longe, abaixo/acima, primeiro/último;
Classificação: semelhante/diferente;
Tempo: antes/depois, novo/velho.

Dependendo das potencialidades da criança há diversas formas de explorar esse material...
Imprima e explore com a criança como jogo da memória ou simplesmente deixe sobre a mesa para ir combinando as figuras, estimulando a fala, descrever as figuras, enfim...








bom trabalho!
abraço,

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo

Neste ano estou atendendo dois alunos autistas que amo, me encantam e conquistam a cada dia e aos que por mim já passaram e pude ver a evolução, superação e desenvolvimento, me alegra muito! Vale a pena lutar, esclarecer e desmistificar o autismo e vê-los incluídos e felizes.




quinta-feira, 27 de março de 2014

Literatura infanto-juvenil gratuito

Olha que bacana, neste site oferecem livros gratuitamente, desde 99 eles produzem e distribuem literatura infanto-juvenil para incentivar o gosto pela leitura, fica a dica!
Acesse:

http://www.educardpaschoal.org.br/web/

aproveitem,
abraço!

quarta-feira, 26 de março de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia 21 de Março foi o dia internacional da Síndrome de Down, mesmo passado alguns dias, quero deixar aqui registrado a alegria de poder trabalhar com eles...No momento tenho três alunos, um menino com 15 anos,  duas meninas de 13 e 6 anos que adorooooo, nossos dias de encontro são uma alegria!
imagem retirada da página http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2014/03/21/dia-internacional-da-sindrome-de/


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Atividades - bonecos - fases da vida

Olá,
Aí vai algumas imagens para usarem em atividades que abordem a fase da vida, questões familiares ou o que sua criatividade mandar...espero que gostem e me contem o que vocês aprontaram... :)


tive um problema com a plataforma que disponibilizo os arquivos...até resolver, se tiver interesse me peçam que passo por email.

Bom trabalho, aproveitem! abraço!